sexta-feira, 18 de junho de 2010

Maior incidência do câncer colorretal devido ao sedentarismo e má alimentação

Segundo o Ministério da Saúde a alimentação da população brasileira tem sido motivo de preocupação. No ultimo mês, o consumo médio de carnes com excesso de gordura chegou a 33%. Já o consumo de frutas, verduras e legumes foi de apenas 19%. Outro fator preocupante é a baixa atividade física, cerca de apenas 14,7% dos brasileiros se dedicam a ela.

O sedentarismo e a má alimentação causam sérios danos à saúde, como por exemplo, o aumento dos casos de doenças cardíacas e de câncer colorretal. Especialistas afirmam que este quadro precisa mudar se não provavelmente o número de doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardíacas, diabetes e cânceres de mama, cólon e reto), certamente irá aumentar nos próximos anos.

De acordo com dados epidemiológicos do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, no de 2008 e 2009 houve um crescimento de 40% nos casos de câncer colorretal.

Câncer colorretal

Geralmente se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Normalmente ocorre em pessoas acima de 50 anos. Se confirmado o diagnóstico de câncer colorretal, o tratamento é cirúrgico, com a retirada da parte do intestino afetada e os linfonodos próximos à região. A possibilidade de retorno do tumor é diminuída com a quimioterapia e, mais raramente, a radioterapia, associadas ou não.
Fonte: Dietpro

Nenhum comentário:

Postar um comentário