quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alimentação saudável também para ganho de peso

Na contramão do que a maior parte da população almeja, acredite, muitas pessoas desejam ganhar peso e sofrem para conseguir.

Você pode pensar, ganhar peso é muito mais fácil do que eliminar peso pois é só comer em grande quantidade e alimentos muito calóricos, mas isso não é verdade. Ganhar peso é tão ou mais difícil do que eliminar.

Isso acontece, pois a dificuldade em ganhar peso se deve ao famoso metabolismo, que por algum motivo aproveita os nutrientes para formar energia e não armazená-la, ou por genética, ou por distúrbios como o hipertireoidismo que podem dificultar o aumento de peso.

A tireóide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por regular a nossa taxa de metabolismo, quando esses hormônios são produzidos em excesso, como é o caso do hipertireoidismo, há um aumento do nosso gasto metabólico basal, ou seja, calorias “gastas” para realizar as nossas funções vitais.

A recomendação de uma dieta saudável, equilibrada e a prática regular de atividade física, indicada para quem deseja eliminar peso serve também para quem deseja ganhar peso.

Pessoas magras também desenvolvem doenças como: colesterol, hipertensão ou diabetes. Portanto, nada de exagerar nos doces, frituras, alimentos tipo fast food, embutidos, queijos amarelos, etc. O mais importante é se manter saudável, magrinho ou gordinho!

O ideal é sempre consultar um profissional nutricionista para que se possa elaborar um plano alimentar específico, de acordo com as necessidades do cliente. Também poderá avaliar a necessidade ou não do uso de suplementos alimentares.

Segue-se algumas dicas que podem te ajudar a ganhar alguns quilinhos sem prejudicar sua saúde:

- Evite ficar mais de 2 horas sem se alimentar;

- Faça de 5 a 6 refeições diárias;

- Prefira os carboidratos, principalmente os integrais. O carboidrato é excelente fonte de energia e os cereais integrais altamente nutritivos;

- Adicione azeite de oliva na sua salada. O azeite além de aumentar o seu consumo de calorias, te ajudará no combate aos radicais livres e no controle das taxas de colesterol;

- Consuma frutas oleaginosas como: macadâmia, nozes, castanhas. Assim como o azeite, elas são fonte das chamadas “gorduras boas” (mono e poliinsaturadas) e te ajudarão na prevenção de doenças cardiovasculares;

- Pratique musculação, Essa atividade favorecerá o aumento de massa muscular e conseqüente aumento de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário