terça-feira, 23 de março de 2010

Risco de Câncer de Cólon Pode Ser Aumentado Pelo Consumo de Carne Vermelha

Já se sabe que a carne vermelha aumenta o risco de câncer de cólon. Entretanto, atualmente determinados mecanismos foram revelados. Um estudo publicado no inicio deste mês no Câncer Research revelou que os principais compostos envolvidos seriam o ferro heme, os nitritos/nitratos e as aminas heterocíclicas.
A duração desta pesquisa foi de 7 anos e envolveu 300.000 indivíduos. Foram diagnosticados 2.719 casos de câncer de cólon sendo que o risco foi 24% maior nos que consumiam carne vermelha e deste grupo os que ingeriam carnes processadas (presunto, mortadela, salsicha, linguiça), apresentaram 16% maior risco de adquiri o câncer. 
Este estudo também revelou que carnes fritas em altas temperaturas aumentam o risco, uma vez que produzem aminas herocíclicas, que não estão presentes nas carnes que passaram por outras formas de cocção. As aminas herocíclias aparecem quando a creatina (composto químico rico em energia encontrado nas carnes) se combina com outros aminoácidos. Na pesquisa, foram encontrados 17 tipos diferentes de aminas heterocíclicas que podem ser mutagênicas, aumentando o risco de câncer.(Dietpró)

Nenhum comentário:

Postar um comentário