quarta-feira, 24 de março de 2010

Já ouviu falar em quercetina?

Saiba os seus benéficios e onde encontrá-la!!!!

Há quem diga que a quercetina é a mais promissora substância para a prevenção e o tratamento de uma lista de doenças. E o melhor: dá para tirar proveito dela comendo maçã, cebola ou brócolis. Conheça aqui os seus poderes.

Na natureza, essa molécula protege as plantas contra os danosos raios ultravioleta e ainda despacha vírus e bactérias para bem longe. No nosso corpo, ela faz isso e muito mais. A mais conhecida característica é justamente sua potente atividade antioxidante, isto é, aquela capacidade de anular os radicais livres, moléculas que prejudicam as células.  Uma pequena dose da substância já apresenta um rendimento bastante elevado.

Trabalhos apontam que esse composto do grupo dos flavonoides ainda ajuda a preservar o cérebro e o coração, além de manter o sistema imunológico a postos. Sem falar que blinda o organismo contra o câncer. A quercetina tem um papel decisivo na prevenção de doenças, principalmente as neurodegenerativas.

Diz um ditado americano que comer uma maçã por dia é a receita ideal para manter-se distante do consultório médico. Diversos estudos já provaram que não se trata apenas de uma crença popular. E adivinhe o que aparece aos montes na maçã? Ela mesmo, a quercetina. Esse polifenol pode evitar que o seu corpo fique à mercê de bactérias oportunistas, como a Staphylococcus aureus, que é a vilã de alguns problemas respiratórios. Foi o que revelou um trabalho realizado na Universidade Estadual Paulista, em Araraquara, no interior de São Paulo. “A quercetina reduziu em até 70% o crescimento desses micro-organismos em seres humanos”, relata a biomédica Mariana Santoro, a autora do estudo. “Isso porque ela diminui sua atividade tóxica sobre as células”, explica.

Os vírus que também se cuidem. Cientistas italianos acabam de usar um extrato do nutriente para aumentar a resposta imune de células infectadas por um desses tipinhos, o herpes. Alergias e inflamações aumentam a lista de problemas que essa substância é capaz de afastar. Nos últimos dois anos, comprovouse que quem sofre de asma e bronquite pode respirar mais aliviado com seu auxílio. E as vantagens não param por aí.

Uma das funções da quercetina é aumentar a atividade de enzimas envolvidas na quebra de moléculas de gordura. Resultado: menos gordura circulando nas artérias. E artérias saudáveis são um escudo contra problemas cardiovasculares, como infartos e derrames. Sem citar suas características anticarcinogênicas, a quercetina protege o DNA e impede a mutação das células, o que a torna uma aliada contra tumores, só para ter uma ideia, o flavonoide se revelou mais eficiente que a vitamina C contra a formação de células cancerosas.

Por fim, um aviso importante: é na casca que se concentra a maior quantidade da bendita. O que faz sentido: afinal, é a casca que serve como uma espécie de escudo para os frutos. Mas a quercetina também é encontrada na polpa. Vale saber que esse polifenol não é muito afeito ao excesso de calor. Ou seja, para aproveitá-lo ao máximo, o melhor é consumir os alimentos frescos, sem cozinhar. E, você há de convir, perder um único miligrama seria uma pena. (Dietpró notícias)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário