terça-feira, 23 de março de 2010

A casca do maracujá batida no liquidificador ajuda a diminuir a taxa de açúcar no sangue e a impedir que o organismo absorva a gordura excessiva dos alimentos

     Ao invés de remédios que prometem eliminar a gordura dos alimentos com facilidade, é melhor optar por uma opção mais natural e que pode ser feita em casa: a farinha da casca do maracujá. Além de eliminação de gordura o uso regular da farinha da casca do maracujá ajuda a diminuir as taxas de açúcar e colesterol. Além disso, melhora a qualidade do intestino e contém vitaminas e minerais.
     A substância que faz com que este alimento seja tão bom é a pectina, uma fibra solúvel que se transforma uma espécie de gel dentro do estômago e equilibra a absorção de açúcares, gorduras e colesterol.  A pectina auxilia na perda de peso.
    A ingestão da pectina, pode ser uma opção. Ela age de forma simples e extremamente satisfatória no organismo. Como ela regula a velocidade de absorção da glicose a energia chega mais lentamente ao nosso organismo, dando tempo das células gastarem o ‘combustível’, e desta forma, evita-se o acúmulo de gordura no organismo. A fibra solúvel ainda ajuda no controle da fome, já que aumenta o bolo alimentar e provoca uma maior sensação de saciedade, além de retardar o esvaziamento gástrico.
    O gel não é digerido pelo organismo, e por evitar a rápida absorção de carboidratos e proporcionar uma sensação de saciedade ele auxilia na perda de peso. No intestino, a pectina tem a função de resgatar e evitar que o organismo retenha uma pequena quantidade de gordura, desta forma, se o intuito for o emagrecimento, o resultado é obtido a longo prazo.
    Alimentos como maçã, morango, banana verde, ameixa, uva, carambola, casca de frutas cítricas, as partes brancas da laranja e da mexerica, aveia, e a parte interna do feijão também apresentam uma concentração de pectina.
    A versão fresca da casca do maracujá também contém as mesmas propriedades, mas a farinha concentra melhor a pectina e outros nutrientes.
   A farinha da casca do maracujá é encontrada também em forma industrializada em farmácias e mercados, porém, você pode produzi-los em casa.
   Os benefícios causados pelos efeitos da farinha só podem ser vistos com o uso regular. Deve-se consumir uma colher de sopa antes das principais refeições.
   A forma mais prática de consumo é incluí-la em sucos (por exemplo, bater o próprio suco da polpa de maracujá com um pouco da farinha). Pode-se também salpicar a farinha em saladas ou incluí-la em sopas.

   Outra dica importante é ter uma atenção especial com a hidratação no período de consumo da farinha. Como toda fibra solúvel, é importante que durante seu uso a pessoa consuma cerca de dois litros de água por dia.

2 comentários:

  1. Faltou a receita??Como produzir a farinha em casa??

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente lave os maracujás inteiros, em água corrente, corte-os, retire a polpa e sementes, deixando apenas a casca. Coloque numa assadeira e leve ao forno a casca inteira ou cortada em pedacinhos, coloque no forno médio, por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando, mas fique de olho para não queimar. Quando as cascas estiverem marronzinhas e bem enrugadinhas, desligue o forno. Deixe esfriar um pouco e bata no multiprocessador sem nenhum líquido, se ficar grumos, passe pela peneira.

    OBS: Essa farinha não cura o diabetes, apenas reduz a absorção dos carboidratos, e serve também para reduzir a absorção do colesterol.

    ResponderExcluir